A importância do custo e suas etapas

O custo representa um dos drivers mais importantes de um projeto, por isso demanda total atenção. Mal dimensionado, pode comprometer toda a execução da obra, o que torna essencial a etapa de orçamentação. Através da determinação do custo, consegue-se prever e planejar os recursos necessários para a execução do projeto ao longo do tempo e aumentar suas chances de sucesso.

Os dois custos de um orçamento

Um orçamento é composto do custo direto e do custo indireto. O custo indireto diz respeito aos recursos compartilhados entre as atividades, como despesas administrativas, comerciais, tributárias e financeiras; mão de obra técnica; equipamentos de apoio; canteiro de obras; entre outros. Já o custo direto compreende os recursos efetivamente ligados à execução da atividade, que são vertidos em materiais empregados, mão de obra operacional própria ou subcontratada, equipamentos e ferramentas.

Observações para a definição de um bom orçamento

Para a determinação de um bom custo direto, deve-se estabelecer as Composições de Preços Unitários (CPU’s) referentes a cada atividade que será executada durante a obra. Em cada CPU se considera a quantidade de cada recurso ou insumo (mão de obra, materiais, equipamentos, ferramentas, serviços subcontratados etc.) necessário para a realização da atividade. Assim, durante a execução dos serviços, é fundamental definir como cada atividade será realizada para que a CPU retrate o planejamento.

Alguns órgãos – como o TCPO, SINAPI, SUDECAP, SICRO, SCO-RIO e DER –disponibilizam bancos de dados que possuem CPU’s com as quantidades de insumo necessárias para realizar cada atividade, além de preços para cada recurso. Porém, os dados encontrados devem ser utilizados com cautela, pois o orçamento deve ser elaborado pensando-se na necessidade de cada projeto e tomando por base a realidade local.

Além disso, um bom orçamento demanda uma coleta de preços dos recursos listados nas CPU’s. Essa cotação deve estar focada em encontrar o melhor custo-benefício, tarefa que exige cuidado, paciência e tempo. Uma dica importante é sempre negociar com o fornecedor, pois frequentemente se consegue um desconto.

Assim, durante o processo de orçamentação, torna-se fundamental registrar todas as premissas adotadas para utilização em replanejamentos, em futuras negociações ou diante de alguma alteração. Por fim, vale ressaltar que o cálculo do custo indireto deve seguir a mesma lógica de determinação e detalhamento que o custo direto.

Camila Gonçalves – Engenheira Especialista

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *