Experiência em Gestão Compartilhada: entenda!

A Reta Engenharia, com sede em Belo Horizonte (MG) e atividades em todo Brasil, se propõe a realizar consultoria e engenharia especializada em viabilidade e gestão executiva para projetos industriais e comerciais.

Há mais de 20 anos no mercado, a empresa busca aprimorar continuamente suas práticas de gestão. “Nossa experiência tem mostrado que uma Gestão Compartilhada, onde todas as partes envolvidas unem esforços e conhecimento para obter as melhores soluções, é fator determinante para o sucesso na implantação dos projetos”, ressaltou o engº Ilso José de Oliveira, Diretor-Superintendente da Reta Engenharia. Trabalhando em parceria com empreendedores, e também prestando serviços a construtoras e montadoras, a empresa atua como elemento facilitador dessa prática de gestão do estudo de viabilidade à implantação de projetos.

Para ilustrar o sucesso dessa metodologia, é possível destacar dois projetos onde a Reta Engenharia atuou como gestora do Sistema de Planejamento e Controle.

Projeto para Implantação da Via de Ligação entre a Mina do Pico e a Mina de Fábrica

Concluído em 2014, o Projeto para Implantação da Via de Ligação entre a Mina do Pico e a Mina de Fábrica, de propriedade da Vale, é um dos exemplos. Este projeto apresentou, desde o início, o prazo para implantação como um grande desafio. No decorrer das obras novos óbices surgiram, tais como: paralisações por questões ambientais, identificação de sítios arqueológicos não previstos e negociações com proprietários de terras (superficiários); que potencializaram o desafio para o cumprimento do prazo.

“Nesse projeto, a Gestão Compartilhada somada a um Planejamento Dinâmico eficaz, se mostrou fundamental na tomada de ações que possibilitaram, mesmo diante de um cenário adverso, alcançar as metas estabelecidas”, explicou o engº Thiago Melo, Gerente da Reta, responsável pelo planejamento do empreendimento. Algumas das principais estratégias adotadas na gestão desse Projeto foram as alterações ágeis do plano de ataque diante de fatos novos não previstos no planejamento, a busca por metodologias executivas e soluções de engenharia adequadas às necessidades de prazo, a utilização de técnicas para compressão do cronograma como o aumento da jornada de trabalho e o paralelismo de atividades, e um criterioso controle dos índices de produtividade reais para realimentar o planejamento.

Projeto de Alteamento das Barragens de Germano e Fundão, de propriedade da Samarco

Outro exemplo é o Projeto de Alteamento das Barragens de Germano e Fundão, de propriedade da Samarco. “O esforço conjunto para adequar as soluções de engenharia e as metodologias construtivas, na fase de orçamentação, contribuiu para a viabilidade do empreendimento”, apontou o engº responsável pelo planejamento da obra, Henrique Alvarenga. Na implantação em curso, a Gestão Compartilhada tem sido uma importante ferramenta para boa performance do empreendimento indicando que as metas estabelecidas serão alcançadas.

Para a Reta, o alinhamento dos objetivos das partes envolvidas (contratante, contratada, gerenciadora, gestora do planejamento) é fundamental no sucesso da implantação de projetos industriais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *